Acima temos o link com o modelo de uma escola ideal para crianças com algum tipo de deficiência, são várias adequações que a escola deve estar fazendo, desde as mais simples, como deixar um espaço maior entre as estantes na biblioteca, para que os cadeirantes tenham livre locomoção, até algumas mais complexas como, alarme de incêndio, pias suspensas e mapa de localização em braile. Essas melhorias devem ser feita para permitir o acesso de crianças a escola e a um ensino de qualidade, pois não adianta somente colocar a criança deficiente em uma sala de aula com crianças sem deficiência, é necessário garantir a essa criança um ensino e uma permanência na escola com qualidade e ensino eficiente.
O Decreto 6571 de 17 setembro de 2008, artigo 1º:
A União prestará apoio técnico e financeiro aos sistemas públicos de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, na forma deste Decreto, com a finalidade de ampliar a oferta do atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública de ensino regular.
Infelizmente podemos observar que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é perfeito no papel, mas o Governo tem falhado muito no que diz respeito ao apoio as escolas públicas para receber essas crianças com um ensino de qualidade e com pessoas capacitadas para recebê-las.
A estrutura física da escola é outra questão que ainda precisa ser muito melhorada, pois a grande maioria das escolas não estão preparadas para receber essas crianças, inclusive as faculdades.
Não basta ter um decreto, mas sim o Governo realmente investir para realmente oferecer um atendimento para essas crianças. Há muito a ser feito nas estruturas físicas das escolas, com livros digitais, com professores nos contraturnos, mas é necessário investimento, tempo, querer, querer do poder público, querer dos professores, querer dos pais em matricular as crianças com deficiência em escola pública, quando todos quererem e se unirem o Atendimento Educacional Especializado vai acontecer e a escola que nos apresentamos não será uma utopia, mas sim uma realidade, pois são reformas no prédio que são possíveis de serem feitas e são necessárias, pois as crianças tem esse direito, como nos diz a Constituição Brasileira no Capítulo II dos direitos sociais, Artigo 7º “ XXV - assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas”.
Então, é preciso que o Governo cumpra o seu papel com os cidadãos que estão na fase escolar e que tem algum tipo de deficiência, preparando a estrutura física das escolas públicas para recebê-los com qualidade e eficiência.
Comentário de REGIANE DOURADO
Um comentário:
Olá!
Sou estudante de arquitetura e meu trabalho final de graduação será a elaboração de um projeto da minha escolha...
Escolhi uma escola inclusiva!
Gostaria de pedir algumas dicas de onde procurar informações precisas sobre metodologias de ensino - a fim de elaborar um projeto coeso com a metodologia a escolher - e, se por acaso, você tem alguma escola exemplo na área de inclusão aqui no Brasil (seria ótimo se tivesse no sudeste mesmo).
Desde já, agradeço a sua atenção
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