sábado, 22 de outubro de 2011

"Black or White" - Michael Jackson




Michael Jackson escreve essa letra como uma forma de protesto, diante de tanta especulação em relação a cor da sua pele.
Como é todos sabem, Michael era negro, mas devido a doença vitiligo, sua pele começa a clarear.
Michael deixa claro que não importa a cor da sua pele, preto ou branco, mas sim, a pessoa que você é,  ele está falando de igualdade racial.
Infelizmente, vemos que essa é uma luta constante, os negros lutando por igualdade. Ao longo da história vemos o sofrimento dos negros, escravidão, salário abaixo dos brancos, empregos inferiores, até nos papeis de novelas eles são colocados, em sua maioria, como empregados. Somente em 2009 a teledramartugia brasileira teve como protagonista uma atriz negra, interpretada por Taís Araújo, na novela Viver a Vida. Mas isso aconteceu não pelo fato de a atriz ser negra, mas por ter traços brancos: finos e suaves que são considerados os ideais da sociedade, isso se dá pelo processo de branqueamento, ou seja, essa pessoa vai se embranquecendo diante da sociedade e perdendo sua identidade negra querendo ser como ou igual a beleza considerada perfeita pela sociedade.
Mas não é somente os negros que sofrem por causa da cor de sua pele, o que diremos de Hitler, que durante a 2ª Guerra Mundial, matou 6 milhões de judeus, em nome de uma crença, na raça ariana?
Como disse o rei do pop, não importa a sua cor, branco, preto, amarelo, importa sim o seu caráter, é isso que deve ser levado em consideração.

Comentário por REGIANE DOURADO
Colaboração de Fernanda Taketsuma e Karina Oliveira


Nenhum comentário: