quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Levando as crianças a conscientização através da leitura

NA MINHA ESCOLA TODO MUNDO É IGUAL
Versos e rimas descrevem uma escola onde todos são iguais mesmo sendo diferentes. “Lá na minha escola/ninguém é diferente/cada um tem seu jeito/o que importa é ir pra frente”

Rossana Ramos, 20 págs., Ed. Cortez
Fonte: encantamentosdaliteratura.blogspot.com



 

TRAMAS DA COR: ENFRENTANDO O PRECONCEITO NO DIA-A-DIA ESCOLAR

Jéssica, 10 anos, é negra e enfrenta preconceito racial na escola. Nem a professora considera ofensivas as brincadeiras dos colegas. Mas um dia ela reage.
Rachel de Oliveira, 112 págs., Ed. Selo Negro.
Fonte:
http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=200586




FLICTS
O autor trata o tema da diversidade com muito colorido. Literalmente. No lugar de crianças, ele conta a história de Flicts, uma cor rara e triste, que se sente excluída, feia e aflita por não existir no mundo nada que seja como ela. Um dia resolve sumir, e o destino de Flicts é uma singela surpresa.

Fonte:
http://www.parceria6.com.br/eventos/bienal_rio_2009/ed_melhoramentos/ziraldo_flicts.jpg



NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM 

O livro “Ninguém é Igual a Ninguém”, de Regina Otero e Regina Rennó, favorece a discussão sobre a identidade e as diferenças pessoais. O texto se divide em duas partes.
Na primeira, o personagem Danilo narra as características físicas dos amigos da rua onde mora. Ele conta sobre o gorducho, a negra, o ruivo e como cada um reage quando atingido em sua fragilidade. Em suas reflexões, Danilo percebe que ninguém é igual a ninguém e que cada um tem qualidades a serem aproveitadas.
Na segunda parte, há um diálogo entre o personagem Tim e o leitor. Esse personagem mobiliza o leitor a pensar sobre si mesmo, lançando questões reflexivas sobre a identidade da criança e seus sentimentos. Desse modo, o livro possibilita à criança desenvolver sua relação intrapessoal e interpessoal. Na relação intrapessoal, ela pode pensar como identifica seu corpo, seus sentimentos e suas possibilidades. Na relação interpessoal, pode tomar consciência do seu olhar sobre o outro e como interage com as diferenças.
O professor pode explorar a leitura e diferentes formas de expressão. Como parte do trabalho, é importante socializar as produções dos alunos, por exemplo, montando painéis, publicando pequenos livros, apresentando dramatizações. O texto permite também desenvolver o tema transversal Ética, enfocando o respeito por si e pelo outro.

OTERO, Regina & RENNÓ, Regina. Ninguém é Igual a Ninguém. São Paulo: Editora do Brasil, 2000.
Fonte:
http://saltoparaofuturoxxe.blogspot.com/2008/09/ningum-igual-ningum-o-ldico-no.html




MEU AMIGO DOWN

A coleção Meu amigo Down tem por objetivo levar às salas de aula e aos lares brasileiros a discussão em torno das diferenças individuais. As três histórias, Meu amigo Down em casa, Meu amigo Down na rua e Meu amigo Down na escola são narradas por um menino que não entende bem por que seu amigo com síndrome de Down enfrenta situações tão a vida e na sociedade. E até em família.

Autor : Werneck, Claudia
Editora : WVA

Fonte:
http://www.rioinclui.org.br/noticia.php?p=Colecao-Meu-Amigo-Down





Como educadores temos um papel importante na vida de nossas crianças, não somente o de ensiná-las a ler e escrever, mas de formamos cidadãos que respeite o próximo em toda e qualquer situação. Por isso é importante levá-las a leitura de livros que vão mostrar a importância de aceitar o diferente, o negro, o deficiente , enfim, respeitar os amigos não somente da escola, mas o de casa, o da rua que é diferente, pois afinal, “ninguém é igual a ninguém”.
Boa Leitura!!!


Comentário de Regiane Dourado, com a contribuição de Fernanda Carolina Taketsuma de Souza.

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