sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Comentário da música “Zaluzejo” – O Teatro Mágico




A música Zaluzejo de uma forma divertida e animada homenageia uma mulher que mesmo falando errado é considerada uma poetisa por ter muito conhecimento e sabedoria.
Se olharmos sem preconceito para além dessas palavras erradas, enxergamos os saberes que essa pessoa construiu ao longo da sua vida. Na verdade essa música nos chama à atenção para todas as pessoas que não falam da forma culta, que são discriminadas, maltratadas e excluídas por serem consideradas analfabetas.
Nós como professores temos responsabilidades diante de tal fato, temos que respeitar e ensinar aos outros que essas pessoas de alguma maneira não tiveram oportunidade de estudar, mas que mesmo falando errado trazem em suas experiências muitos saberes  devemos  então trabalhar a partir daí para que essas pessoas possam aprender falar de maneira culta, mas que não percam sua essência.
Portanto pare, pense e reflita nesse trecho da música “acredito que errado é aquele que fala correto e não vive o que diz” e você o que acha disso?
Fernanda Carolina Taketsuma de Souza
Colaboração Karina Oliveira e Regiane Dourado

3 comentários:

Unknown disse...

Desculpe! Mas você precisa rever o modo como escreveu seu texto, já estudei sobre variação linguística e sobre preconceito linguístico, e principalmente na condição de ser uma professora, você repete incansavelmente que isto é UM ERRO, veja bem, se trata de uma variação linguística, não pode ser chamado de ERRO, e como assim "uma mulher que mesmo falando errado é considerada uma poetisa"? Você já ouviu falar em Patativa do Assaré? por que ela não poderia ser chamada de poetisa?????, quem disse que apenas pessoas sem escolarização " falam errado", você acabou de mencionar e aderir ao MITO Nº 04 :" as pessoas sem instrução falam tudo errado" DO LIVRO PRECONCEITO LINGUÍSTICO de Marcos Bagno. Pelo que eu vejo, você não tem embasamento para falar desse assunto, faça o seguinte, leia PRECONCEITO LINGUÍSTICO DE MARCOS BAGNO, e se atualize!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

E alem disso você não pode dizer que todos precisam trabalhar para fazerem essas pessoas falarem de forma culta, pois linguisticamente elas estão adequadas por conta do contexto que vivem, antes de você dizer uma coisas dessas procure analisar a vida de cada um, como por exemplo: o nivel de escolaridade da pessoa, a região que ela vive (cidade ou campo), o grupo social que ela frequenta, o nivel economico dessa pessoa, a tecnica, a faixa etaria. Pois essas pessoas elas não devem se adequar a norma-culta só porque e prestigiada socialmente (PELA GRAMATICA), a linguistica diz que o mais importante(analisando o contexto em que você) e a comunicação, ou seja, se você consegue se comunicar com o seu ouvinte ja basta, quem realmente precisa mudar essa ideia de se adequar ao ''ao padrão'' imposto pela gramatica, e quem realmente teve estudo, tem um nivel economico alto, mora na cidade, e frequenta um grupo social diferente, esse sim precisa mudar o seu pensamento, pois o prestigio e PRECONCEITO, quem e um bom falante linguisticamente falando aquele que consegue se adequar a situação, ao contexto, que consegue se adequar ao contexto do seu ouvinte.
''O IMPORTANTE E VOCÊ VIVER AQUILO QUE FALA '' OU SEJA E VOCÊ SE ADEQUAR AO CONTEXTO EM QUE VOCÊ VIVE
A variação linguistica que traz uma sociedade sem preconceito, esse texto e uma critica ao que você escreveu, pois você esta falando de preconceito na linguagem, mas ao mesmo tempo tambem esta sendo preconceituosa, e claro que um leigo vai concordar com isso que você escreveu, mas quem não e leigo vai criticar, mais não confunda isso e uma critica boa para você se atualizar a sociedade, e ao acontecimentos do mundo, e não transmitir essa imagem de que as pessoas precisam aprender a norma -culta para se adequarem a sociedade, e serem prestigiadas pela gramatica. REPENSE