quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Muro de escola em SP é pichado com frase racista

Fonte da Reportagem: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/muro-de-escola-em-sp-e-pichado-com-frase-racista/n1597289825650.html

O muro da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Guia Lopes, no Limão, zona norte de São Paulo, foi pichado durante o fim de semana com a frase "vamos cuidar do futuro de nossas crianças brancas", acompanhada da suástica nazista. Para a diretora do colégio, Cibele Racy, foi uma reação às ações afirmativas pela igualdade racial desenvolvidas desde o início do ano entre os alunos.
A Emei tem 430 alunos, com faixa etária entre 4 e 6 anos, divididos em classes da educação infantil 1 e 2 (pré-escola). Durante este ano, as questões raciais têm sido discutidas com as crianças, como parte do projeto pedagógico. A festa junina, por exemplo, teve motivos afro-brasileiros. "Foi um sucesso total. Trouxemos comidas e aspectos culturais da África. Tenho vários depoimentos de pais mostrando toda a aceitação", diz Cibele.
Segundo a diretora, apesar de bem recebido, o projeto pode ter despertado reações negativas por parte de alguém que sabe do trabalho desenvolvido pelo colégio. "Essa pichação teve um endereço certo. Não foi algo aleatório. Mexemos em uma ferida muito profunda e eu estava até preparada para alguma reação, mas não dessa maneira".
A diretora da Emei afirma que, em sete anos na unidade, nunca havia visto uma pichação nos muros da escola. Ela diz ter ficado surpresa com a manifestação racista. "A escola foi aberta domingo para a eleição do conselho tutelar. Quando fui embora, por volta das 19 horas, passei pelo muro lateral e vi o que estava escrito. Fiquei espantada. Pela manhã, já chamei os professores para discutir o que seria feito."



Comentários do Grupo:

Regiane Dourado: Infelizmente essa frase ainda é uma triste realidade no nosso país, esse pensamento é compartilhado por alguns grupos, e inconscientemente por muitas pessoas.
Os neo-nazistas, que aderem ao símbolo colocado no muro, entendem que a raça branca é superior as outras, por esse momento entende que somente os seus filhos merecem a educação, mas será que os negros, os índios, não são humanos ou não são dignos de respeito por causa da cor da sua pele?
Recentemente alguns casos vêem chamando a atenção, um grupo de skinhead obriga dos jovens punks a pularem de um trem em movimento em Mogi das Cruzes no estado de São Paulo, Cleiton da Silva Leite morreu e Flávio Augusto do Nascimento Cordeiro perdeu o braço, tudo isso ocorreu simplesmente pelo fato de um grupo não aceitar o outro, não aceitar que o outro pense e procede de uma forma diferente da usa.
Em novembro de 2010 alguns jovens agrediram um fotografo de 20 anos  e dois estudantes, de 19 e 23 anos, tudo isso porque esse jovens, acreditavam que o outro grupo eram de homossexual.
Enfim, por mais que o mundo esteja evoluindo, ainda a mente de algumas pessoas, está na pré historia, pois acreditam que são melhores que os outros, infelizmente os ideais difundidos por Hitler perduram em nossa sociedade, onde eles acreditam que são a ração pura, a raça ariana, e tudo que foge disso deve ser banido.
É fundamental que a sociedade e que também a escola mostre e ensine as crianças desde de pequenos que não é somente as crianças brancas que merecem um estudo de qualidade, mas as crianças negras, as crianças indígenas, as crianças da periferia, as crianças que estão na rua, todas as crianças merecem um ensino de qualidade, porque todas elas são humanas.
Fonte:
http://www.conjur.com.br/2011-mai-21/justica-condena-skinhead-morte-punk-obrigado-pular-trem
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4801430-EI5030,00-Promotoria+pede+video+de+agressao+a+gays+na+avenida+Paulista.html

Fernanda Carolina: É inacreditável como ainda encontramos pessoas que pensem e agem como os neo-nazistas que julgam que só eles merecem ter educação, viver e  fazerem o que quiserem. Não tem o mínimo de respeito por qualquer outro ser humano que não seja como ele considere adequado.
Não podemos permitir que pessoas assim ditem regras, ou se juntem para levantar um novo Hitler que matou milhares de pessoas inocentes por uma ideologia doentia, matando em nome de uma raça pura. Mas que raça pura é essa? Não existe uma raça pura, única assim como ele desejava.
Venho através desse blog demonstrar minha indignação contra essa frase num muro de uma escola propagando o preconceito, o ódio pela diferença e falta de respeito com o outro. Peço que se você assim como eu se sentiu incomodado com tal atitude dessas pessoas não permita que isso se espalhe por ai e sim que tomemos consciência dos fatos que acontecem para não permitimos um novo massacre.
Nós temos esse poder através de nossas atitudes, da educação que ensine pessoas a conviver e respeitar  as diferença, pois é cada vez mais comum ouvirmos falar dos neo-nazistas, precisamos dar um basta nisso e perceber que todos tem o direito de viver em paz independente de sua cor, regionalidade,opção sexual, enfim TODOS tem o direito ao respeito.
Vamos juntos podemos! E você vai ficar parado ou fazer parte deste protesto?

Karina Oliveira: A nossa primeira reação, e também a mais explicável, é a de indignação com as pessoas racistas que picharam este muro. O nosso principal questionamento é de como em pleno século XXI as pessoas ainda tem a mentalidade tão restrita em relação à diversidade cultural, racial, sexual e de tantas outras formas que o nosso mundo é formado. Este tipo de pessoa ainda está impregnado naqueles padrões de sociedade ideal que apenas uma parcela da população tem o direito de educação e tantos outros benefícios.
Mas o que não podemos é nos calar diante de tal atrocidade, ainda mais nós, como futuros pedagogos em pleno processo de formação, onde a sociedade ainda não corrompeu os nossos ideais, a nossa forma de pensar e ainda não esmagaram as nossas utopias.
É preciso sim que toda a população se revolte contra este tipo de atitude de uma pequena parcela da sociedade. Devemos nos unir e declarar em alto e bom tom que a nossa miscigenação é um orgulho para o Brasil, que os negros e os índios são membros indispensáveis para que o nosso país seja completo.
Que a nossa Educação não seja dada apenas dentro dos muros da escola, mas que seja espalhada, através dos alunos, a toda a população. Incentivamos o trabalho que esta escola vem fazendo, e depois de tal fato, acredito que seja ainda maior a determinação em trazer as nossas origens à tona na rotina escolar.
Para todos os educadores, fica a sugestão e o incentivo de se ter ainda mais rodas de conversas sobre a nossa história, cantigas e brincadeiras em que a memória de nossa história oficial não se perca com o passar dos anos.

Nenhum comentário: