DICAS DE COMO EVITAR A EVASÃO NA EJA
7 ações para combater a evasão na EJA
Conheça a seguir algumas medidas que ajudam a diminuir as faltas e a evasão de jovens e adultos
1. Uso de variadas linguagens
O que é
Incorporar atividades relacionadas à arte e à cultura.
Por que dá resultado
Utilizar linguagens alternativas, como a música, o cordel e o teatro, facilita o aprendizado, principalmente de estudantes mais velhos, que geralmente têm mais proximidade com a cultura popular.
Incorporar atividades relacionadas à arte e à cultura.
Por que dá resultado
Utilizar linguagens alternativas, como a música, o cordel e o teatro, facilita o aprendizado, principalmente de estudantes mais velhos, que geralmente têm mais proximidade com a cultura popular.
2. Reorganização do tempo
O que é
Elaborar um cronograma de aulas ajustado à disponibilidade dos alunos.
Por que dá resultado
Organizar os dias e horários das disciplinas segundo as necessidades da turma garante o atendimento contínuo e a reposição de aulas.
Elaborar um cronograma de aulas ajustado à disponibilidade dos alunos.
Por que dá resultado
Organizar os dias e horários das disciplinas segundo as necessidades da turma garante o atendimento contínuo e a reposição de aulas.
3. Currículo contextualizado
O que é
Construir um currículo que dê mais significado à aprendizagem.
Por que dá resultado
Associar temas do cotidiano às disciplinas faz com que os alunos entendam o assunto com mais facilidade.
Construir um currículo que dê mais significado à aprendizagem.
Por que dá resultado
Associar temas do cotidiano às disciplinas faz com que os alunos entendam o assunto com mais facilidade.
4. Articulação com empresas
O que é
Entrar em contato com empresários do setor público e privado para estabelecer parcerias com a finalidade de facilitar o acesso dos alunos à escola e evitar atrasos.
Por que dá resultado
Melhorar o transporte público nos bairros escolares ou estimular os funcionários a estudar, flexibilizando o horário de trabalho, são bons exemplos de parcerias que podem ser sugeridas aos empresários.
5. Atendimento aos filhos
Entrar em contato com empresários do setor público e privado para estabelecer parcerias com a finalidade de facilitar o acesso dos alunos à escola e evitar atrasos.
Por que dá resultado
Melhorar o transporte público nos bairros escolares ou estimular os funcionários a estudar, flexibilizando o horário de trabalho, são bons exemplos de parcerias que podem ser sugeridas aos empresários.
5. Atendimento aos filhos
O que é
Criar uma infrasestrutura para receber os filhos dos alunos.
Por que dá resultado
Para os alunos que não têm com quem deixar os filhos, levá-los à escola enquanto estudam pode ser determinante para que não faltem às aulas.
6. Atendimento individual
Criar uma infrasestrutura para receber os filhos dos alunos.
Por que dá resultado
Para os alunos que não têm com quem deixar os filhos, levá-los à escola enquanto estudam pode ser determinante para que não faltem às aulas.
6. Atendimento individual
O que é
Oferecer um plano de estudos personalizado segundo as possibilidades de cada aluno.
Por que dá resultado
Planejar aulas de forma individualizada permite que cada adulto estude de acordo com seu ritmo e com o tempo disponível.
Oferecer um plano de estudos personalizado segundo as possibilidades de cada aluno.
Por que dá resultado
Planejar aulas de forma individualizada permite que cada adulto estude de acordo com seu ritmo e com o tempo disponível.
7. Acolhimento e merenda
O que é
Oferecer refeição aos alunos e incentivá-los a estudar.
Por que dá resultado
Os estudantes que vão diretamente do trabalho para a escola não ficam com fome e podem se concentrar mais nas aulas.
Oferecer refeição aos alunos e incentivá-los a estudar.
Por que dá resultado
Os estudantes que vão diretamente do trabalho para a escola não ficam com fome e podem se concentrar mais nas aulas.
Comentário da matéria
O artigo de Marcelo Andrade traz algumas idéias bem interessantes para evitarmos a evasão dos alunos da EJA, mas infelizmente nem todos eles são realidade no nosso Brasil, alguns dos pontos depende única e exclusivamente da boa vontade dos professores, do seu interesse de estar em sala de aula, é realmente fazer a diferença na vida desses jovens e adultos, não vendo sua função como um simples quebra galho, levando então de qualquer forma o seu tempo com os alunos.
É importante que os professores que estejam em sala de aula, sejam capacitados para desenvolver tal função e se esmerem no que fazem.
Agora existe outra parte nessa luta a do Governo, é aí que a situação fica pior, pois infelizmente, não vemos muito esforços do Governo Federal, Estadual ou Municipal em aprimorar o ensino na EJA, pois para que exista, como Marcelo Andrade nos indica, “articulação com as empresas”, “atendimento aos filhos” e “merenda”, o Governo precisa investir financeiramente, pois quem vai olhar os filhos dos alunos enquanto eles estão em aula? A merenda será feito por quem e com quais recursos? A empresa será que está disposta a liberar seu funcionário mais cedo para que ele possa estudar? Difícil, principalmente porque vivemos em um mundo capitalista, onde o que se visa é somente o lucro, o Governo não tem a intenção que todos tenham o estudo, pois assim, pode manter alienados homens e mulheres, excluídos da sociedade, que servem somente como mais um na produção, mantendo assim, os corpos alienados, presos ao sistema.
por REGIANE DOURADO
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