sábado, 22 de outubro de 2011

Vídeo: "O veneno está na mesa!!!"


Desde 2008 o Brasil é o maior produtor de agrotóxicos, tudo isso começou durante a 2ª Guerra Mundial, com a chamada Revolução Verde, onde se prometia mesa farta para todos, disseminando novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um vasto aumento na produção agrícola em países menos desenvolvidos.
Mas ao longo dos anos o que se conquistou foi a perda da fertilidade do solo, perda dos mananciais, da biodiversidade, contaminação do ar, da água e mudanças climáticas.
Os agrônomos ao manipularem agrotóxicos  no plantio sofrem intoxicação, alguns já morreram como resultados desses venenos, outros encontram-se enfermos.
A ameaça é para todos, tanto para os que trabalham com esses alimentos na terra, como comerciantes e indo parar na mesa dos consumidores, e infelizmente, não há muito a fazer, pois lavando esses alimentos, as vezes, minimiza os riscos, mas não imuniza totalmente o consumidor.
O agricultor Jeferson Matias da Rosa de Boa Vista das Missões em Rio Grande do Sul diz “ hoje em dia a gente está comendo veneno, daqui até chegar na mesa de quem come”.
Como os produtos com agrotóxicos são produzidos em larga escala, eles são vendidos a um preço acessível, por isso, grande parte da população pode consumi-los, em outras palavras, esses produtos são baratos e os pobres que ganham pouco, podem ter acesso a esses alimentos, alimentos contaminados.
Ao contrário, a minoria da população brasileira, a camada dos ricos, podem e compram alimentos orgânicos , alimentos esses  que utilizam em todos os seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Dessa forma, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produtos que possa vir a causar algum dano a saúde dos consumidores.
Existem também as carnes orgânicas, onde os animais são criados sem aplicação de antibióticos, hormônios e anabolizantes. Os benefícios estão em alimentos saudáveis e mais saborosos, respeitando assim o meio ambiente, evitando a contaminação do solo, água e vegetação, a produção usa sistema de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão-de-obra.
Vimos que os benefícios são grandes, mas a grande desvantagem, é que esses produtos são produzidos em menos escala e os custos de produção também são maiores.
Na prática isso quer dizer que, somente os ricos, os abastados do nosso Brasil, uma pequena parcela, podem comprar esses alimentos, enfim, os pobres compram comidas contaminadas, os ricos comem comida saudável, não bastasse se vestir com roupas caras, carros luxuosos, casas enormes, empregados, tudo, do bom e do melhor, os pobres, além de sofrer diariamente, alimenta-se mau.
O pior é termos que ver o Governo indo a público falando com “orgulho” que o povo está comendo melhor, está comprando mais, está viajando mais, será?
Infelizmente vemos que esta questão é política, pois as empresas de agrotóxicos têm apoio do Governo através da isenção de impostos que é de 60% a 100%, os produtos orgânicos são mais caros por falta de financiamento do Governo e políticas públicas. Precisamos ter um Governo que olhe para o povo e lute pelo povo, e não  o engane com mesa farta, mas farta de produtos contaminados
Basta!!!
Comentário por REGIANE DOURADO
Com a colaboração de Fernanda Taketsuma e Karina Oliveira

Fontes:

Nenhum comentário: