quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Comentário do vídeo Pedadogia Empreendedora




Esse vídeo é muito interessante, traz a disciplina Pedagogia Empreendedora que acontece nas escolas da cidade Redenção no estado do Pará que vem crescendo em sua infraestrutura e economia buscando se tornar a cidade modelo de sustentabilidade. E através da Pedagogia Empreendedora as crianças de uma forma prática vão traçando o projeto de suas vidas, diminuindo a evasão escolar e aumentando a auto estima dos alunos. A  maioria das escolhas profissionais tem haver com o coletivo e eles percebem que eles são protagonistas de suas histórias.


Essa Pedagogia Empreendedora deveria estar por todas as escolas do país, pois assim como nessa pequena cidade vão perceber que todos fazem parte dessa sociedade e a partir da sua consciência de que juntos podemos fazer a diferença mostrando as nossas crianças de que através da convivência e do respeito pelo o outro é que nos constituímos como pessoas de verdade, aprendendo uns com os outros.

Assim como a Pedagogia Empreendedora deve estar nas escolas, achei interessante falar do pedagogo empresarial que também vem ganhando espaço nas empresas com o papel de desenvolver projetos para reeducar com a função de qualificar, preparar e humanizar a todos dentro da empresa de acordo com os padrões da mesma. Ou seja, passa a


“ser o motivador, o formador e mediador de novas e diferentes estratégias nas diversas instâncias do sistema organizacional, sempre com o objetivo primordial de promover o desenvolvimento das competências humanas, como também atender as demandas do mercado”.(TOMAZETTO e REALI, 2007, p.1205)
 


Demonstrando assim as diversas possibilidades do pedagogo dentro da escola ou em uma empresa buscando sempre o respeito e a convivência com o outro.

Dessa maneira quem sabe através dessa pedagogia, que ainda é nova, não seja uma possibilidade de mudar essa sociedade que exclui e acaba com os sonhos de muitos, temos que mudar esse pensamento capitalista que só pensa no individualismo, na exploração e no consumo e sim pensar numa maneira que possa oferecer direitos e uma qualidade de vida decente a todos e todas.


Espero que todos que assistirem ou lerem esse comentário percebam a importância de que as escolas devam desde cedo incentivar seus alunos e alunas a traçar metas de vida e conscientizá-los de que são protagonistas de suas próprias histórias e cabe a eles escolherem deixar a sociedade como está ou fazer igual essa pequena cidade que unida tem um sonho de ser um modelo de qualidade de vida e de formação de pessoas cidadãs donas de seus direitos.



Sugestões de vídeos para quem se interessar em saber mais:
ü  http://www.youtube.com/watch?v=y0d49GeVhGo – Pedagogia Empresarial
ü    http://www.youtube.com/watch?v=rreAYBHVGno – Entrevista com Ricardo Semler- As empresas evoluíram pouco.
Fernanda Carolina Taketsuma de Souza
Colaboração Karina Oliveira e Regiane Dourado.



Referência Bibliográfica
TOMAZETTO, G.; e REALI, K. M. - A Pedagogia Empreendedora e sua evolução nas organizações modernas. Revista Eletrônica Lato Sensu – Ano 2, nº1, agosto de 2007.

Um comentário:

Voz Da verdade disse...

olá meninas
Muito bom... mas podem completar dando dicas de outros endereços e digam para o leitor qual o papel do pedagogo na empresa...

bjs
Denise