terça-feira, 22 de novembro de 2011

A leitura e a escola - Literatura de Cordel

O ato de escrever
Também o ato de ler
São duas atividades
As quais nos fazem crescer
Desde alfabetização
Aprendemos a lição
Ler e escrever pra viver.
Toda alfabetização
Ensina a ler e escrever
Letras, famílias silábicas
O aluno tem que aprender
Palavras, frases e textos
Dentro de um grande contexto
Pra no mundo não sofrer.
Na escola, atualmente
Dá-se ênfase a escrita
Muito mais do que à leitura
Por isso deixo uma crítica
A escrita é importante
Mas quem da leitura é amante
Mais inteligente fica.
02
Há vários tipos de leitura
Dinâmica e dramática
Oral e silenciosa
Lenta e acelerada
Leitura fácil, difícil
Porém é lindo o ofício.
Mais fácil é aprender ler
Do que aprender escrever
Pois ouvindo as histórias
A criança vai entender
A decifrar sons das letras
Ler sílabas, frases feitas
Para os textos entender.
Depois de um certo tempo
Assa a ler pequenos textos
Como histórias decoradas
Em seus diversos contextos
Como provérbios, canções
Contos, adivinhações
As fábulas e seus segredos.
03
Aprendidos os primeiros
Segredos deuma leitura
As crianças ficam ávidas
De uma forma imatura
Por ler mais e escrever
Para o mundo conhecer
Em busca de aventura.
Para quem vai escrever
Só é capaz de fazê-lo
Se souber ler o que escreve
Este é o grande segredo
Pra você ser escritor
Tem que ser um bom leitor
E escrever sem ter medo.
Por isso o professor
Pra começar ensinar
A leitura e a escrita
Deve sempre iniciar
Sua alfabetização
Pela leiturização
Depois pelo bê-á-bá.
04
A maneira como a escola
Costuma introduzir
Os alunos na leitura
Pode fazê-los ruir
Através do bê-á-bá
Eles vão ler, decifrar
Não vão saber induzir,.
Com relação à semântica
Ou ao significado
Das palavras e um texto
Use o dicionário
Faça a criança aprender
Perguntar e entender
Perguntar e entender
No texto, o enunciado.
A leitura em voz alta
Deve ser com emoção
Do dialeto da criança
Pro dialeto-padrão
Cuidado com o preconceito
Ensine a leitura com jeito
Dentro da norma-padrão.
05
Alguns vícios de leitura
Se observam na escola
Leitores que só entendem
Um texto ou uma história
Se só lerem em voz alta
Outros soletram palavras
Pra enriquecer a memória.
Há outros que só entendem
A leitura silenciosa
Outros mastigando os sons
Leitura minuciosa
Outros com os olhos lêem
Com velocidade vêem
E entendem as histórias.
De acordo com o texto
A leitura vai variar
Ensine suas crianças
Como o texto encarar
Como ler questionários
Provas, jornais, formulários
Sem medo e sem errar.
06
Na escola, a leitura
Deve ser para aprender
Português e outras coisas
Pra estudar e pra vencer
As barreiras ortográficas
Históricas, matemáticas
Que todos vivem a temer.
Leitura não pode ser
Algo vil, sem importância
Como hoje nas escolas
Tem que haver uma mudança
Leitura é para ser viva
Diária e efetiva
Da escola, maior herança.
Na leitura, há dois usos
O primeiro, alfabético
Que é lento e trabalhoso
O segundo é o léxico
Em um há decifração
No outro, compreensão
Do que é errado ou certo.
07
A leitura só é difícil
Muito cansativa e chata
Quando ela exige esforços
Quando ela é decifrada
Quando não se sabe ler
E para compreender
É preciso transladá-la.
Comunicação escrita
Da oral, é diferente
A escrita se apresenta
De uma vez, inteiramente
As partes só têm sentido
Para um leitor referido
E também preexistente.
Comunicação oral
Que se processa no tempo
No diálogo e nos gestos
E nos seus entendimentos
Entre os interlocutores
Emissor, receptores
E nos seus envolvimentos.
08
Para se aprender a ler
É preciso desenvolver
Uma atividade léxica
Para poder resolver
Os problemas levantados
Pelo texto analisado
Refletir e responder.
Precisa tá envolvido
Por escritos variados
Saber lê-los, encontrá-los
E saber utilizá-los
Textos escritos e orais
De ficção, de jornais
Ser um leitor informado.
Precisamos praticar
A leitura e a escrita
Para que nossa escola
Seja mais bela e mais rica
Leia para estudar
Se divertir, pesquisar
Quem sabe, ser um artista?


De Carlos Soares da SilvaCupira – PE
http://www.pucrs.br/mj/poema-cordel-37.php


Comentário: A literatura de cordel, que por muitas vezes deixa de ser estudada nos anos iniciais do ensino fundamental bem como nos demais anos de educação de nossas crianças, tem muito a oferecer a elas mesmas e a nós educadores pois esta literatura é muito utilizada em nosso Nordeste brasileiro e nos traz a memória fatos históricos e histórias importantes para o povo brasileiro de uma forma única de ler e entender, já que nesta literatura, a sonoridade com que se conta as histórias é como a de uma poesia, mas sem rimas forçadas, é também como a de uma música, mas esta não precisa ser cantada. Incentivamos o trabalho com a literatura de cordel para que as raízes nordestinas que existe em cada brasileiro sejam resgatadas e como um novo desafio à Rede Pública a resgatar também autores muitas vezes desconhecidos que trazem em sua vida cordéis com os mais variados tipos de histórias surpreendentes quando lidas pelo ponto de vista de cada cordelista.

Elaborado por Karina Oliveira Santos
Com a colaboração de Fernanda Carolina e Regiane Dourado.

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