O Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência foi inaugurado no dia 03 de dezembro e reúne em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que viabilizaram conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.
Ambientes da exposição
Um dos destaques, a Sala Preparatória dos Sentidos, é um local escuro, com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e de odor. A ideia é a de que o visitante reflita sobre a importância dos sentidos como tato, visão e audição.
Outra novidade viabilizada pelos cenógrafos foi a instalação de sound tubes, para pessoas com deficiência visual que não leem em braile. Ao se colocar sob estes equipamentos, que fazem a audiodescrição dos painéis, a pessoa poderá ouvir toda a história contada na obra. Ainda sob o sound tube, há uma bancada com o texto em braile.
Além da Sala Preparatória dos Sentidos, a exposição tem 11 ambientes compostos por painéis com logotipia recortada e aplicada em alto relevo. Todas as informações são apresentadas em letras legíveis para baixa visão, em alturas acessíveis ao visitante em cadeira de rodas e textos em braile. Neste espaço inicia-se também o piso tátil, presente em toda a exposição.
"Movimento Social" inclui fotografias de 60 pessoas engajadas no movimento de luta pelos direitos da pessoa com deficiência.
No ambiente "Direitos" o visitante conhecerá as conquistas legais nacionais. Destaque especial ao o ambiente "AIPD 1981", que traz fotografias, documentos internacionais, citações e reflexões originários de pessoas que participaram do movimento de criação do Ano Internacional da Pessoa com Deficiência, em 1981.
O ambiente "Do Asilamento à Autonomia" trata da questão da inclusão da pessoa com deficiência intelectual na sociedade. O espaço "Sociedade e Suas Linguagens" aborda as mudanças na terminologia referente às pessoas com deficiência, desde os tempos antigos até a adotada nos dias de hoje, e chama a atenção para as barreiras atitudinais, que consistem no preconceito relacionado às pessoas com deficiência.
"Os Sentidos na Comunicação" é voltado para as deficiências sensoriais, cujas expressões serão ressaltadas em salas com colorações diferenciadas, para ideia de introspecção e silêncio.
"Esportes" conta com imagens que apresentam a história do esporte e suas diferentes modalidades, cujo conceito será o de ‘eliminar estigmas, derrubar preconceitos e quebrar recordes'. Monitores apresentam imagens referentes à prática esportiva.
A exposição conta ainda com ambientes compostos por paredes, cabine acrílica, isolamento acústico e aparelhagem de som; projetor para a transmissão de filmes e fotos de movimentos sociais ocorridos no passado, além de entrevistas biográficas de personalidades de destaque e de pessoas anônimas, homenageadas pela exposição.
Comentário
Este espaço traz uma valorização e respeito pelas pessoas com algum tipo de deficiência, nele podemos encontrar salas que são voltadas para vários tipos de deficiência, o objetivo do Memorial não é somente incluir os deficientes, mas incluir aqueles que não o são, para que eles possam entende melhor essas pessoas e assim ajudá-las, quando conviver com algumas delas.
É importante ter esse espaço para os deficientes, mas é muito mais importante realmente incluir essas pessoas na sociedade, nos últimos anos temos presenciado e vivido o avanço que os deficientes de qualquer deficiência tem alcançado, hoje as empresas que os emprega tem incentivo fiscal, as escolas públicas devem recebê-los juntamente com os outros alunos sem deficiência, muito se tem avançado, porém ainda há muito a fazer por eles, como calçadas devidamente asfaltas, sinalização e outras coisas que eles precisam.
Bom, vale à pena visitar o Museu e conhecer um pouco mais sobre as deficiências e os direitos que todos eles tem, pois são cidadãos e não podem viver a margem da sociedade, como cidadãos que são, precisam ser incluídos na sociedade.
Visita:
Onde: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10 - Barra Funda - São Paulo - SP
Tel.: (11) 5212.3700
Quando: De segunda sexta-feira, as 10Hs as 17Hs
Para saber mais visite o site do Memorial:
Por Regiane Dourado
Nenhum comentário:
Postar um comentário