quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Resenha do livro “O Espaço Geográfico – Ensino e Representação”

                             Imagem disponível em http://www.sebodomessias.com.br/loja/imagens/produtos/produtos/310210_707.jpg acesso 21/11/11



       O livro aborda a questão da importância do aluno aprender geografia e participar da construção de mapas, pois através da compreensão dos mesmos, ele se torna um leitor de mapas e adquire uma nova organização estrutural de sua atividade prática e da concepção do espaço.
       Com a crescente necessidade de compreendermos os mapas e torná-los cada  vez mais fácil de serem interpretados, precisamos investir nos alunos dos anos iniciais, alfabetizando-os espacialmente, respeitando as limitações de cada aluno e trabalhando para que elas sejam superadas. Dessa forma para contribuir significativamente com o desenvolvimento da cidadania, a criança precisa perceber o espaço vivido, associando os conhecimentos teóricos com práticas alternativas como o ato do  brincar e do desenhar.
       A alfabetização faz parte da formação da personalidade da criança, e por sua vez não basta saber ler e escrever, é preciso levar a criança a aprender a interpretar o que está sendo lido e representado, pois só assim ela terá condições de participar da história da humanidade, da educação, da cultura e da sociedade como verdadeiros cidadãos, ampliando sua visão de mundo. Ao refletir sobre o processo de alfabetização geográfica, constata-se muitas dificuldades em relação a aprendizagem da criança, com isso torna-se necessário que o professor insira formas alternativas que proporcionam caminhos que possam sanar tais dificuldades do ensino aprendizagem nas séries iniciais da vida escolar.
      Para que esse ensino seja eficaz, o professor deve dominar completamente o conteúdo sobre alfabetização cartográfica (habilidades, noções, conhecimentos) e trabalhar fazendo adequação da linguagem cartográfica à realidade do aluno, ou ainda buscar à partir de outros recursos didáticos – pedagógicos aproximar o conteúdo de forma abstrata ao conteúdo concreto, para que possa ocorrer então, a aprendizagem.
      A leitura desse livro me abriu um leque para diversas maneiras que a geografia pode ser ensinada, pois a visão que eu tinha, era aquela que eu aprendi, a Geografia é uma matéria onde devo decorar localizações, regiões, estados e capitais, fazer escalas, enfim, uma decoração, que logo após a prova, esquecia, mas o livro é muito interessante, pois nos dá varias dicas de como tornar a Geografia real e interessante para o aluno, dando início ao aprendizado a partir do cotidiano da criança como seu corpo e seu bairro.
      Indico a leitura desse maravilhoso livro, não só para professores de Geografia do Fundamental II, mas para os professores do 2º ao 5º ano, que podem e devem trabalhar com as crianças a alfabetização geográfica, na última parte do livro as autoras nos dão várias idéias de propostas e atividades de geografia, vale a pena ler e conforme o seu contexto de sala de aula usá-las.
Boa leitura!!!
Por Regiane Dourado e Fernanda Carolina

Referência Bibliográfica
ALMEIDA, R. e PASSINI, E. Y. O Espaço Geográfico –Ensino e Representação. Editora Contexto, 2010.



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