terça-feira, 22 de novembro de 2011

Histórias Oficiais – Um incentivo para o trabalho com as crianças do EF

Quando pensamos na matéria de História que é trabalhada com as crianças do Ensino Fundamental, logo nos deparamos com datas, fatos históricos vividos no exterior e apenas alguns dos mais importantes fatos brasileiros, como o descobrimento do Brasil, a abolição da escravatura e outros fatos e datas que serão apenas decorados e que logo depois da prova esquecidos pelos alunos.
Mas, quando exploramos fatos vividos na região onde as crianças vivem e levamos este fato para dentro da sala de aula, o interesse destas crianças muda completamente, já que estes fatos são próximos a ela, como por exemplo, a importância dos índios para a região do ABC, pesquisas sobre a existência de algum quilombo na região onde a criança mora e tantas outras histórias que aconteceram naquela região, para assim depois conversarmos sobre outros fatos a nível nacional.
Quando levantamos propostas de trabalhos, como visitas a uma tribo de índios, e levamos as crianças a conversarem e a terem um contato de perto, por exemplo, com esta parte da sociedade, fica muito mais simples para elas entenderem as crises e as lutas vividas por este povo.
O professor para levar a criança a explorar e a analisar mais criticamente os fatos que serão estudados deve antes de qualquer coisa torná-los interessantes para estes alunos, assim o empenho do mesmo em aprender a matéria de História tenderá a crescer cada vez mais.

Elaborado por Karina Oliveira Santos
Com a colaboração de Fernanda Carolina e Regiane Dourado.

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