Comentário
A educação formal objetiva ensinar a criança de modo a conduzi-la até a conclusão do ciclo que é representada pela entrega do diploma na formatura. Na educação formal, somente o professor tem o papel de falar e ensinar a matéria.
Na educação não-formal o ensino sai da estrutura física da escola e acompanha pessoalmente o aprendizado do cidadão, colocando-o diretamente em contato com o instrumento de aprendizado, como ensinar ciências numa horta, por exemplo.
A educação informal ocorre no dia-a-dia, decorre dos relacionamentos do indivíduo, tais como os pais, amigos, colegas de trabalho.
A sociedade atual é heterogênea e interligada na rede mundial de computadores, onde cada cabeça tem uma quantidade de informações oriundas da referida rede, o que contrapõe as inúmeras dúvidas na cabeça daqueles que ainda estão no processo de aprendizado.
Cabe a educação dar oportunidade para o indivíduo interagir com aquele que detém o conhecimento, no caso o professor, a fim de alcançar o real aprendizado que se dá em sala de aula com o professor e com o próprio colega de sala. Não basta apenas o dinheiro para alcançar um nível de escolaridade. Os movimentos sociais são os grandes responsáveis pelas transformações da sociedade que serão posteriormente estudadas, daí a sua grande importância na educação não-formal. Os movimentos sociais abarcam as culturas populares promovendo-as, fazendo com que o aprendiz tenha contato com a arte da capoeira, a cultura do índio e outras.
Ler é necessário para entender o mundo. A união de educadores e educandos levarão ao caminho da educação não-formal, trazendo a educação para fora da estrutura formal do ensino.
Por Regiane Dourado
Nenhum comentário:
Postar um comentário